Todos os artistas espontâneos aqui apresentados são certificados pela Galeria Brasiliana.

leia mais

A galeria, localizada na cidade de São Paulo, foi criada em 1974, por Roberto Rugiero, o mais reconhecido estudioso de arte popular no Brasil. Rugiero foi o curador ou consultor das mais importantes exposições brasileiras de arte espontânea.

Brasiliana é bem conhecida entre os estudiosos e colecionadores, pela excelente qualidade de suas peças, de proveniência indiscutível. Sua coleção inclui alguns dos grandes mestres do Brasil.

O Brasil tem uma das mais ricas produções de arte espontânea do mundo. É um país com um imenso território, onde cada região tem suas peculiaridades. Essa singularidade produziu uma cultura muito variada, que surpreende pela sua originalidade. Em mais de 40 anos de atividades, a Brasiliana descobriu, resgatou, incentivou e promoveu o que é mais importante na pintura, desenho, escultura, cerâmica e objetos lúdicos em várias partes do país. Os artistas espontâneos brasileiros são conhecidos por colecionadores de renome nos Estados Unidos e na Europa.

Museus e colecionadores da Alemanha, Bélgica, França, Brasil e EUA, costumam comprar arte da galeria. A Fundação Cartier de Paris adquiriu pinturas de Alcides Pereira dos Santos e pinturas de Nilson Pimenta, da Brasiliana. Os bancos rituais Mehináku exibidos no tradicional Salone Internazionali del Mobile, em Milão, em 2015, foram confeccionados por artistas indígenas integrantes  da coleção da Brasiliana. Muito recentemente, uma galeria em Nova York, que pediu para permanecer anônima, também comprou uma Alcides Pereira dos Santos da Brasiliana.

Você pode saber mais sobre a Galeria, visitando seu site, acessando www.galeriabrasiliana.com.br ou clicando no link abaixo das fotos.

Brasiliana Art Gallery