Fedra de Faria

about us

Fedra de Faria

Fedra de Faria é art dealer da coleção de Arte Espontânea da Galeria Brasiliana. Localizada em São Paulo, a galeria é dirigida por Fedra em parceria com o pesquisador Roberto Rugiero.

Ela também representa três artistas brasileiros contemporâneos: Ana Tamanini, Céu D’Ellia (que mora em New York City) e Guilherme de Faria.

Fedra viaja regularmente para os EUA e Europa, para promover seus artistas e contatar pessoas interessadas em seus trabalhos.

De uma família de artistas plásticos, criada pelo pesquisador, colecionador e estudioso de arte, Roberto Rugiero, Fedra nasceu em 1963 e convive com arte desde a tenra idade.

Nos anos 1980 ajudou a organizar leilões de arte e, nessa atividade, aprimorou seus conhecimentos de arte em geral, arte popular, antiguidades e mobiliário. Iniciou também seu aprendizado na gestão de estabelecimento dedicado a esse mercado.

Estudou joalheira na Escola Nova, tendo como mestres os joalheiros Ricardo Mattar e Marco Duailibi. Joalheira artesã experiente, continua a produzir e a desenhar joias.

Sócia da Galeria Brasiliana a partir de 2003, teve contatos profissionais constantes com vários nomes destacados do mercado, como o antiquário Paulo Vasconcellos e os galeristas Ricardo Camargo e Fabio Cimino, entre outros. E principalmente com vários dos clientes e frequentadores mais importantes da Galeria, entre colecionadores, curadores, escritores, artistas, jornalistas e intelectuais em geral.

O convívio diário com arte popular e o estudo dessa matéria, além de visitas a museus, galerias especializadas, ateliês, coleções particulares e acervos públicos, tanto no Brasil como no exterior, formou um olhar conhecedor e lhe possibilitou valiosa experiência nas áreas de curadoria, montagem, catalogação e gestão de negócios no ramo artístico, como edição de gravuras, avaliação de obras, certificação de autenticidade, organização de arquivos e pesquisas, assessoria para a formação de coleções, levantamento de obras, restauração, administração do site da Brasiliana,etc.

Foi a responsável pela montagem do stand da Brasiliana em quatro edições do Salão de Arte e Antiguidades de A Hebraica.

Exposições de Arte

2003-hoje Na Galeria Brasiliana responde pelo gerenciamento, ambientação, montagem e novos projetos. Produtora de exposições do acervo Brasiliana nos espaços da própria galeria e em espaços externos, como outras galerias e feiras de arte.

2016 Assistente de curadoria de Denise Mattar na exposição Viva o Povo Brasileiro. 13 de abril a 12 de junho de 2016, Centro Cultural dos Correios, Rio de Janeiro.

2015 Colaboradora e parceira do Califórnia120 Ateliê Escola na exposição Expontaneus, Joia Contemporânea Brasileira, com a participação de 25 artistas joalheiros, incluindo Fedra de Faria. Dezembro, Galeria Brasiliana, São Paulo.

2015 Colaboradora na curadoria de Denise Mattar na exposição itinerante Mestres da Arte Espontânea. SESI, em 5 cidades do interior de São Paulo.

2015 Curadoria da exposição O Realismo Feliz de Sergio Vidal. Galeria Brasiliana, São Paulo.

2014 Colaboradora na curadoria de Denise Mattar na exposição No Balanço da Rede. Espaço da Caixa Cultural, Rio de Janeiro.

2013 Colaboradora e parceira do Califórnia 120 Ateliê Escola, na exposição Peças Íntimas, Joia Contemporânea Brasileira, com a mostra de peças de 33 artistas, incluindo Fedra de Faria. Galeria Brasiliana, São Paulo.

2013 Produtora e curadora, em parceria com Roberto Rugiero, da exposição Tesouro Escondido, Pintura Popular Brasileira. Aprovada pelo MINC e coordenada por Edgard Steffen Junior.